Apresentação

A dinâmica e a complexidade da área de diagnóstico e tratamento de urgências e emergências na clínica de pequenos animais tornam obrigatórios períodos de atualização de conhecimentos e de reflexão sobre a prática hospitalar, para aquisição de novas competências por parte do clínico de animais de companhia.

Palco crítico de atuação do profissional de saúde, a urgência e a emergência hospitalar possuem características próprias, que requerem treinamento específico, além da formação acadêmica de graduação em medicina veterinária.

A urgência e a emergência exigem do profissional de saúde avaliação permanente, conhecimentos e competências específicas que o distinguem na clínica médica: o emergencista deve ser capaz de atuar de forma satisfatória no atendimento das múltiplas necessidades dos animais doentes, ao realizar diagnósticos confiáveis e rápidos e intervenções adequadas e determinantes.

O curso proposto surge numa perspectiva de atualização profissional contínua, e de um aprendizado nas técnicas e métodos mais utilizados e mais eficientes na abordagem clínico-hospitalar de urgências e emergências na clínica médica de animais de companhia.

Objetivo principal:

 

Capacitar e atualizar os participantes em técnicas de abordagem de emergências e urgências na clínica de animais de companhia.

O que se busca:

 

- Abordar a responsabilidade profissional e a ética nos atendimentos emergenciais e/ou urgenciais;

- Abordar os conceitos de urgência e emergência na clínica de pequenos animais;

- Explorar os casos mais freqüentes na rotina da clínica de cães e gatos;

- Apresentar as principais técnicas de diagnóstico e tratamento de urgências e emergências;

- Apresentar as melhores técnicas de sedação ou anestesia para pacientes emergenciais ou urgenciais;

 

Público-alvo:

Médicos Veterinários e estudantes de Medicina Veterinária